Mova-se

Mova-se
O núcleo “Mova-se” propõe atividades intensas, com base em diversas disciplinas
que buscam dar ferramentas para experimentar desafios e aumentar a consciência dos limites. Ele está dividido em: Mova-se Dia e Mova-se Noite.

 

  • MOBILIDADE (Prof. Vinicius Niu)

Na aula de mobilidade trabalhamos a consciência articular e flexibilidade dos músculos utilizando várias técnicas de recalibração neural e fortalecimento dos pontos fracos para gradativamente permitir que o corpo obtenha uma maior amplitude de movimento de forma saudável.

  • ACRO (Profs. Mari de los Santos, Vinicius Niu, Sami Zunino)

Acro é uma disciplina exclusiva da Mutama, na acro proporcionamos uma prática diversa com o foco em trabalhar qualidades fundamentais humanas (mobilidade, força, explosão, reflexos, coordenação, sensibilidade, etc). A acro utiliza conhecimentos vindos da capoeira, circo, dança e luta somando a pesquisa autoral do time de professores do núcleo para formatar essas vivências de forma divertida e funcional, buscando sempre o desenvolvimento das qualidades previamente citadas.

  • TECIDO FUNDAMENTOS E TECIDO (Prof. Mari de los Santos)

Aula que utiliza o tecido como aparelho para realizar acrobacias aéreas, em algumas aulas utilizamos também a lira acrobática, mas não é o foco. O trabalho durante as aulas é integral: mobilidade, força, equilíbrio, condicionamento físico, resistência, etc. Tanto as aulas de 1h como as de 1:30h acontecem com um aquecimento, um trabalho mais específico pro tecido e a prática do tecido em si, com alguma técnica. Indicada para pessoas que nunca tiveram ou tem pouco contato com tecido. 

  • TECIDO APROFUNDAMENTOS (Prof. Mari de los Santos)

Trabalhamos técnicas mais avançadas de tecido, como sequências e transições que exigem que a pessoa tenha uma relação mais próxima com tecido e domine alguns movimentos (reversão, chave de cintura, subidas e sustentação do corpo no ar). A prof avalia a condição de cada pessoa passar para essa turma. 

  • YOGA (Prof. Sami Zunino)

Nas aulas de yoga fazemos um trabalho completo de corpo, mente e espírito. Trabalhamos o estado de presença auxiliado pela respiração e pelos asanas, posturas do yoga. A formação da nossa professora é em Hatha yoga, mas ela possui outra vivências então varia bastante os processos em aula, trabalhando além da permanência nas posturas que o hatha traz, fluência entre elas, formas diferentes de fazer. Como o yoga visa bastante a disciplina como auxílio deste trabalho corporal, mente, espírito e estado de presença no agora, as aulas possuem a mesma estrutura, então no ínicio acontece uma concentração com respiração, o meio varia de acordo com o que vai ser escolhido trabalhar em aula, e no fim temos o relaxamento. Nas segundas ao meio dia as aulas são junto com o núcleo respire então são um pouco mais leves e dedicadas a respiração e centramento.

  • ACROBALANCE E INVERTIDAS (Profs. Vinicius Niu e Sami Zunino)

Aulas de acrobacias em grupo, usando técnicas de acrobalance, acroyoga e pesquisa própria dos professores. Na maioria das acrobacias trabalhadas temos uma base, um voador e um anjo, e todos são convidados a participar das 3 posições. A base é aquela que sustenta a figura, o voador que faz a parte aérea e se equilibra na base, e o anjo é aquele que guarda todo o processo para ninguém se machucar. Usamos as figuras para trabalhar também a consciência de posturas invertidas, como parada de mãos, estrelinha, parada de cabeça e por ai vai. É preciso pelo menos um mês frequentando as aulas do núcleo mova-se para fazê-la para o aluno já estar inserido no processo metodológico dos professores. Também é pré-requisito fazer a aula de acro anterior para estar aquecido.

  • TREINO LIVRE (Profs. Mari de los Santos, Vinicius Niu e Sami Zunino)

O Treino livre está disponível tanto para núcleo noite como o dia, nele a sala fica disponível por 1h30 para uma prática livre, onde os alunos e alunas vem se experimentar sob a supervisão dos professores. Este é um processo que acreditamos ser de extrema importância como parte do aprendizado, pois toda experimentação livre é válida.